top of page
Buscar

Integração de ambientes: como criar espaços amplos e funcionais


ree

Quando a integração de ambientes é bem feita, ela deixa o espaço com uma sensação de amplitude, conforto e praticidade. Por esse motivo, essa tendência de arquitetura e design tem ganhado tanto destaque nas construções modernas. 


Prossiga com a leitura para aprender a otimizar o uso da área disponível, promovendo uma convivência mais fluida e acolhedora entre os moradores da casa.


Aqui, você encontra dicas e inspirações para criar ambientes integrados que combinam beleza, funcionalidade e estilo. Além de conferir 4 vantagens da integração de ambientes. Acompanhe!


O que é integração de ambientes?

A integração de ambientes é uma proposta de layout que elimina ou reduz paredes e divisórias entre os cômodos. Dessa forma, o arquiteto cria espaços mais amplos, funcionais e com melhor circulação. 


Em muitos projetos modernos, é comum observar essa integração conectando áreas como sala de estar, sala de jantar e cozinha. Visto que esses são os ambientes sociais mais utilizados da casa.


Ademais, integrar ambientes ajuda a otimizar espaços pequenos, usando elementos como móveis planejados e ilhas de cozinha para delimitar os espaços, mantendo a organização sem perder a fluidez visual.



4 vantagens da integração de ambientes


Entre as principais vantagens de apostar na integração dos ambientes, estão os seguintes benefícios:


1. Maior interação entre as pessoas

Os ambientes integrados facilitam a comunicação e o convívio, tornando os momentos em casa mais acolhedores e sociais. Pois, os moradores conseguem interagir ao mesmo tempo, estando em diferentes espaços. 


Isso significa que os seus benefícios vão muito além da otimização do espaço, impactando no convívio social em família, estreitando laços.


2. Aproveitamento inteligente do espaço

Sem paredes dividindo tudo, os moradores têm mais liberdade para planejar a decoração da sua casa, investindo em móveis multifuncionais. Assim, cada cantinho do ambiente recebe um toque especial, com divisórias cuidadosamente planejadas.


3. Estética moderna

O conceito aberto dá um ar contemporâneo ao lar, ajudando a valorizar o imóvel no mercado.


Uma vez que quando a integração de ambientes é bem feita, ela deixa a cada mais bonita e ampla, tornando-se um ambiente agradável aos olhos.  

Inclusive, atualmente, muitos compradores buscam essa configuração mais ampla e adaptável de espaços, por sua praticidade e charme.


4. Amplitude visual e maior iluminação natural

Ao unir espaços como sala de estar, cozinha e sala de jantar, o ambiente parece maior e mais iluminado. Afinal de contas, paredes e divisórias bloqueiam a luz natural entre os cômodos, diferente da integração de ambientes, que espalha a luz com mais facilidade.


Dicas de espaços amplos e funcionais

Confira a seguir algumas dicas que irão te ajudar a criar espaços amplos e funcionais, em diversos tipos de construções:


Aposte em uma paleta de cores claras

Caso o ambiente seja menor, aposte em cores neutras e tons suaves, a fim de ampliar visualmente o espaço. Pois, essas cores mais claras criam uma sensação de continuidade entre os ambientes.


Use móveis planejados e multifuncionais

Na hora de integrar os espaços, invista em peças que otimizem o ambiente. Como, por exemplo, bancadas que servem de mesa, sofás com baú ou estantes divisórias, mantendo a funcionalidade da casa, sem comprometer a circulação dos moradores.


Delimite os ambientes com elementos sutis

Diferente do que muitos acreditam, não é necessário grandes móveis para fazer a divisão de ambientes em uma casa integrada. Elementos sutis como tapetes, iluminação direcionada e pisos diferentes, são o suficiente para separar espaços visualmente.


Invista em boa iluminação

Além da luz natural, use luminárias pendentes, spots e trilhos para destacar áreas específicas, tornando o espaço mais acolhedor e prático. Uma boa ideia para delimitar ambientes, é usar iluminação com tonalidades diferentes.


Mantenha a organização

Por fim, para evitar a poluição visual – que deixa qualquer ambiente com um ar caótico – saiba que os espaços integrados pedem mais atenção à organização. Diante disso, use nichos, armários embutidos e caixas organizadoras, para manter tudo em ordem. 


Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos construir ou reformar o seu imóvel garantindo resultados incríveis e de alto padrão. Clique no link e fale com a Fuse!





Acesse outros conteúdos do nosso blog!


 
 
 

Comentários


(86) 93300-8716

R. Antônio de Castro Franco, 1265 - 1 - Fátima, Teresina - PI, 64049-484.

03_00166.png
bottom of page